segunda-feira, 24 de maio de 2010

Escolha o seu Perfil !!!!!!!!!!!

Boa noite bobinhos !!! 
Tá ai como prometido o perfil de cada curso técnico oferecido pelo IFAL. Lembre-se que a escolha é sua. Peça direção a Papai do céu e se prepare com responsabilidade irei ajudar vocês no que for preciso. 
Até mais !!!
Titio Kalvinho 

 PERFIL DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA (MÉDIO INTEGRADO)

Desenvolve programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação. Utiliza ambientes de desenvolvimentos de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados. Realiza testes de software, mantendo registro que possibilitem análises e refinamento dos resultados. Executa manutenção de programas de computadores implantados. Possibilidades de temas a serem abordados na formação Lógica e linguagens de programação. Sistemas operacionais. Hardware. Interpretação de especificações de sistemas computacionais. Banco de dados. Possibilidades de atuação Instituições públicas, privadas e do terceiro setor que demandem sistemas computacionais, especialmente envolvendo programação de computadores.

Carga horária:
1200 horas





 PERFIL DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA (MÉDIO INTEGRADO)

  Esse profissional será capaz de: Analisar a situação técnica, econômica e social da região, identificando as atividades peculiares da área a serem implementadas; Organizar e monitorar; a exploração e manejo do solo de acordo com suas características; as alternativas de otimização dos fatores climáticos e seus efeitos no crescimento e desenvolvimento das plantas e dos animais; a propagação em cultivos abertos ou protegidos, em viveiros e em casas de vegetação; a obtenção e o preparo da produção animal; o processo de aquisição, preparo, conservação e armazenamento da matéria prima e dos produtos agro-industriais; os programas de nutrição e manejo alimentar em projetos zootécnicos; Identificar os processos simbióticos, de absorção, de translocação e os efeitos alelopáticos entre o solo e planta, planejando ações referentes aos tratos das culturas; Selecionar e aplicar métodos de erradicação e controle de pragas, doenças e plantas daninhas,responsabilizando-se pela emissão de receitas de produtos agrotóxicos; Planejar e acompanhar a colheita e a pós-colheita; Identificar as principais pragas e doenças da plantas cultivadas, indicando mecanismos de interferência; Identificar as principais doenças dos animais domésticos, indicando mecanismos de interferência; Aplicar métodos e programas de reprodução animal e melhoramento genético; Elaborar, aplicar e monitorar programas profiláticos, higiênicos e sanitários na produção vegetal, animal e agro-industrial; Implantar e gerenciar misturas de controle de qualidade na produção agropecuária; Identificar e aplicar técnicas mercadológicas para a distribuição e a comercialização de produtos; Identificar e aplicar inovações nos processos de montagem, monitoramento e gestão do empreendimento agrícola, pecuário, e agroindustrial; Identificar as principais doenças dos animais domésticos, indicando mecanismos de interferência; Elaborar relatórios e projetos topográficos e Elaborar projetos agropecuários e agroindustriais de incorporação de novas tecnologias.



Carga horária:
3.605 horas

 
PERFIL DO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES (MÉDIO INTEGRADO)

O Técnico em Edificações é um profissional cuja atuação será voltada a todas as atividades que interfiram no planejamento, na execução, na manutenção, na reforma, na recuperação e no projeto das edificações. Ao final do curso estará apto a: Executar trabalhos e serviços técnicos projetados e dirigidos por profissionais de nível superior; Operar ou utilizar equipamentos, instalações e materiais; Fazer locação de projetos; Coordenar e conduzir equipes de instalação, execução e manutenção de obras; Coletar amostras de materiais para execução e fiscalização de ensaios laboratoriais; Treinar equipes de execução de obras e serviços técnicos; Fazer levantamentos topográficos, manutenção e recuperação das edificações; Elaborar, interpretar e desenvolver desenhos de projetos; Fazer orçamentos de materiais, equipamentos e mão-de-obra; Fiscalizar obras, acompanhando e controlando os cronogramas; Assegurar a execução correta dos projetos arquitetônicos, estruturais, hidráulicos e elétricos.
Área de atuação
Empresas públicas e privadas de construção civil. Escritórios de projetos e de construção civil. Canteiros de obras.


PERFIL DO CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA (MÉDIO INTEGRADO)

Desenvolver e elaborar projetos elétricos, atividades de planejamento, atividades na área comercial, controle e execução de manutenção, bem como execução de projetos e montagens de instalações elétricas prediais, de sistemas industriais e distribuição de energia elétrica em alta e baixa tensão.
Área de atuação
Área elétrica de empresas e indústrias como: sucro-alcooleiras, siderúrgicas, petroquímicas, construção civil e de projetos, concessionárias de energia elétrica, comércio e área de ensino técnico.

PERFIL DO CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA (MÉDIO INTEGRADO)

Atua no planejamento, coordenação, operação e controle dos processos industriais e equipamentos nos processos produtivos. Planeja e coordena os processos laboratoriais. Realiza amostragens, análises químicas, físico-químicas e microbiológicas. Realiza vendas e assistência técnica na aplicação de equipamentos e produtos químicos. Participa no desenvolvimento de produtos e validação de métodos. Atua com responsabilidade ambiental e em conformidade com as normas técnicas, as normas de qualidade e de boas práticas de manufatura e de segurança.
Possibilidades de temas a serem abordados na formação
Química. Análises físico-químicas e microbiológicas. Processos industriais. Boas práticas de laboratório e de fabricação. Metrologia química. Técnicas de amostragem. Gestão ambiental.

Possibilidades de atuação
Indústrias. Empresas de comercialização e assistência técnica. Laboratórios de ensino, de calibração, de análise e controle de qualidade e ambiental. Entidades de certificação de produtos. Tratamento de águas e de efluentes.

PERFIL DO CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA (MÉDIO INTEGRADO)

O Técnico em Mecânica estará habilitado a atuar na área industrial, com competência para desenvolver atividades de instalação, operação, planejamento e manutenção de ativos industriais, atuando em grupo ou individualmente, empregando conhecimentos tecnológicos, técnicas gerenciais, atendendo aos planos de trabalho, elaborando e utilizando planilhas de custos, seguindo normas técnicas, ambientais, de qualidade, saúde e segurança, procedimentos industriais e metas de empresa.
Possibilidades de temas a serem abordados na formação
Desenho técnico. Projetos mecânicos. Materiais. Medição. Processos de fabricação. Componentes de máquinas. Sistemas hidráulicos e pneumáticos. Comando numérico computadorizado (CNC). Projeto e manufatura assistidos por computador (CAD/CAM). Máquinas térmicas. Manutenção e instalação de equipamentos.
Possibilidades de atuação
Indústrias. Fábricas de máquinas, equipamentos e componentes mecânicos. Laboratórios de controle de qualidade, de manutenção e pesquisa. Prestadoras de serviço.


PERFIL DO CURSO TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO (MÉDIO INTEGRADO)

Orienta, assiste e conduz pessoas ou grupos durante traslados, passeios, visitas, viagens, com ética profissional e respeito ao ambiente, à cultura e à legislação. Informa sobre aspectos socioculturais, históricos, ambientais, geográficos e outros de interesse do turista. Apresenta ao visitante opções de roteiros e itinerários turísticos disponíveis e quando for o caso os concebe considerando as expectativas e ou necessidades do visitante. Utiliza instrumentos de comunicação, localização, técnicas de condução, de interpretação ambiental e cultural.
Possibilidades de temas a serem abordados na formação
Geografia. Cartografia. Legislação. História e museologia. Sistemas de informação. Artes e cultura. Transporte e hospedagem. Guiamento no contexto regional e nacional.
Área de atuação
Agências de viagem e operadoras, organismos turísticos públicos ou privados e de forma autônoma.

PERFIL DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE (MÉDIO INTEGRADO)

Coleta, armazena e interpreta informações, dados e documentações ambientais. Colabora na elaboração de laudos, relatórios e estudos ambientais. Auxilia na elaboração, acompanhamento e execução de sistemas de gestão ambiental. Atua na organização de programas de educação ambiental, de conservação e preservação de recursos naturais, de redução, reuso e reciclagem. Identifica as intervenções ambientais, analisa suas conseqüências e operacionaliza a execução de ações para preservação, conservação, otimização, minimização e remediação dos seus efeitos.
Possibilidades de temas a serem abordados na formação
Legislação e políticas ambientais. Gestão e educação ambiental. Ecossistemas. Impactos ambientais. Poluição ambiental. Desenvolvimento e tecnologias sustentáveis. Processos produtivos. Saúde coletiva.
Área de atuação
Instituições públicas e privadas, além do terceiro setor. Estações de tratamento de resíduos. Unidades de conservação ambiental.

FONTE: www.cefet-al.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Justo o que eu procurava sobre certificado de calibracao obrigada