sábado, 9 de outubro de 2010

Exame de Seleção IFAL 2011


Já estão abertas as inscrições para o Exame de Seleção de 2011. A prova acontecerá no dia 21/11/2010 e o período para a inscrição vai de 28/09/2010 a 24/10/2010, com uma Taxa de Inscrição no valor de R$ 10,00. Serão ofertados vários cursos nos diversos campus em Alagoas. O conteúdo programada para o exame abrange as disciplinas de Matemática, Português e Ciências Humanas. 

Todos os outros detalhes estão no site do IFAL (www.cefet-al.br)
O site para a inscrição é "exame.ifal.edu.br"

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Olímpiadas de Matemática


Bom dia gente  !!!!

Tá  ai a solução do Simulado do dia 06.10.2010. Aproveitem de montãooooo


Até mais !!!

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Matemática Maluca - parte 02

Continuando a série matemática maluca, olha agora s montagens que encontrei na net. Eu não sei quem fez isso, mas quem quer que seja, esta de parabéns.

domingo, 8 de agosto de 2010

Exame de Seleção do IFAL (CEFET-AL) - 2007


ATENÇÃO !!!

Mais da série Exame de Seleção do IFAL. Esse agora é o de 2007, considerado um dos mais facéis, mas não se engane estudar, o máximo possível ainda, é umas das formas mais garantidas de se obter a aprovação tão desejada.


Já estamos na reta final de nossa preparação, agora mais do que nunca vocês precisam de força e muita. mas muitas atenção nas aulas.

 ATÉ MAIS !!!!!

terça-feira, 27 de julho de 2010

Trigonometria no Triângulo Retângulo

É queridos alunos, já estamos no segundo semestre de 2010 essa é a hora para recuperar o tempo perdido, deixar as conversas durante a aula de lado e prestar mais atenção nas aulas e voltar a fazer as listas de exercícios. Aproveitem essa e depois tem mais ...

Boa Semana para todos !!!!!

Provas Anteriores do IFAL (CEFET-AL) - 2006


Continuando a série Exames de Seleção do IFAL, depois da prova de 2004 que foi mais facil do que matar passarinho dormindo (malvado!!!). Estou postando agora a prova de 2006. Essa, ainda tem um brinde para vocês que são as questões de língua portuguesa, lembrando que nesse ano ainda não tinha as questões de conhecimentos gerais.
Alguém pode estar se perguntando nesse momento, e a prova de 2005?. Pois é, pra mim também é um mistério, não consegui encontrá-la em meus arquivos. Assim que encontrar irei posta-la aqui para vocês.

Até mais bobinhos,  

BOA SEMANA PARA VOCÊS !!!!

Provas Anteriores do IFAL (CEFET-AL) - 2004

Olá gente !!!!!  Que bom estar de volta. Depois de quase um mês longe do blog, vamos voltar com toda FORÇA.
Estamos dando inicio agora a uma nova série onde vou postar algumas provas anteriores do Exame de Seleção do IFAL (CEFET-AL). Tentem resolvê-las e no intervalo de três exames de seleção postarei os gabaritos, ok???!!!!
Muita paz, saúde e força de vontade para que vocês consigam chegar ao seus objetivos, que com certeza um deles é ser aprovado no IFAL.

PODEM CONTAR COMIGO!!!!!!!.

I.P.C. --- O link é o título, naum me matem de vergonha !!!





terça-feira, 29 de junho de 2010

História da Matemática

História dos Números - 2ª Parte




O número sem contagem
Apesar disso, ainda que pareça estranho, é possível chegar a uma idéia clara e lógica de número sem recorrer a contagem. Entrando numa sala de cinema, temos diante de nós dois conjuntos: o das poltronas da sala e o dos espectadores. Sem contar, podemos assegurar se esses dois conjuntos têm ou não igual número de elementos e, se não têm, qual é o de menor número. Com efeito, se cada assento está ocupado e ninguém está de pé, sabemos sem contar que os dois conjuntos têm igual número. Se todas as cadeiras estão ocupadas e há gente de pé na sala, sabemos sem contar que há mais pessoas que poltronas.

Esse conhecimento é possível graças a um procedimento que domina toda a matemática, e que recebeu o nome de correspondência biunívoca. Esta consiste em atribuir a cada objeto de um conjunto um objeto de outro, e continuar assim até que um ou ambos os conjuntos se esgotem.
A técnica de contagem, em muitos povos primitivos, se reduz precisamente a tais associações de idéias. Eles registram o número de suas ovelhas ou de seus soldados por meio de incisões feitas num pedaço de madeira ou por meio de pedras empilhadas. Temos uma prova desse procedimento na origem da palavra “cálculo“, da palavra latina calculus, que significa pedra.

A idéia de correspondência
A correspondência biunívoca resume-se numa operação de “fazer corresponder”. Pode-se dizer que a contagem se realiza fazendo corresponder a cada objeto da coleção (conjunto), um número que pertence à sucessão natural: 1,2,3…
A gente aponta para um objeto e diz: um; aponta para outro e diz: dois; e assim sucessivamente até esgotar os objetos da coleção; se o último número pronunciado for oito, dizemos que a coleção tem oito objetos e é um conjunto finito. Mas o homem de hoje, mesmo com conhecimento precário de matemática, começaria a sucessão numérica não pelo um mas por zero, e escreveria 0,1,2,3,4…
A criação de um símbolo para representar o “nada” constitui um dos atos mais audaciosos da história do pensamento. Essa criação é relativamente recente (talvez pelos primeiros séculos da era cristã) e foi devida às exigências da numeração escrita. O zero não só permite escrever mais simplesmente os números, como também efetuar as operações. Imagine o leitor – fazer uma divisão ou multiplicação em números romanos! E no entanto, antes ainda dos romanos, tinha florescido a civilização grega, onde viveram alguns dos maiores matemáticos de todos os tempos; e nossa numeração é muito posterior a todos eles.
Tá ai gente o segundo capítulo da história da matemática, aguardem o próximo. Valeu !!!


sábado, 26 de junho de 2010

COPA DO MUNDO - CURIOSIDADES


O Brasil ganhou a copa do mundo em 1994, antes disso, sua última conquista do título foi em 1970.
Se você somar 1970 + 1994 = 3964.

A Argentina ganhou a copa do mundo em 1986, antes em 1978.
Somando 1978 + 1986 = 3964.

Já a Alemanha ganhou a copa em 1990. Antes disso foi em 1974.
Somando 1990 + 1974 = 3964.

O Brasil ganhou a copa do mundo de 2002, e também foi o vencedor da copa de 1962.
Conferindo: 1962 + 2002 = 3964.

Seguindo esta lógica o ganhador da Copa de 2010 será o mesmo que em 1954.
Somando: 1954 + 2010 = 3964.
E a Copa do Mundo em 1954 foi vencida pela Alemanha.

Será que esta numerologia irá funcionar???
Vamos aguardar!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Curiosidades Matemáticas

Data Histórica: 20/02 de 2002

Quarta-feira, dia 20 de fevereiro de 2002 foi uma data histórica. Durante um minuto, houve uma conjunção de números que somente ocorre duas vezes por milênio.

Essa conjunção ocorreu exatamente às 20 horas e 02 minutos de 20 de fevereiro do ano 2002, ou seja, 20:02 20/02 2002.

É uma simetria que na matemática é chamada de capicua (algarismos que dão o mesmo número quando lidos da esquerda para a direita, ou vice-versa). A raridade deve-se ao fato de que os três conjuntos de quatro algarismos são iguais (2002) e simetricos em si (20:02, 20/02 e 2002).

A última ocasião em que isso ocorreu foi às 11h11 de 11/11/1111. A próxima vez será somente às 21h12 de 21 de dezembro de 2112 (21h12 21/12/2112). Provavelmente não estaremos aqui para presenciar.

Depois, nunca mais haverá outra capicua. Em 30 de março de 3003 não ocorrerá essa coincidência matemática, já que não existe a hora 30.


Fonte: http://leandrobrito.br.tripod.com/curiosidades.htm

sábado, 12 de junho de 2010

História da Matemática


HISTÓRIA DOS NÚMEROS - 1ª PARTE

A noção de número e suas extraordinárias generalizações estão intimamente ligadas à história da humanidade. E a própria vida está impregnada de matemática: grande parte das comparações que o homem formula, assim como gestos e atitudes cotidianas, aludem conscientemente ou não a juízos aritméticos e propriedades geométricas. Sem esquecer que a ciência, a indústria e o comércio nos colocam em permanente contato com o amplo mundo da matemática.


A LINGUAGEM DOS NÚMEROS


Em todas as épocas da evolução humana, mesmo nas mais atrasadas, encontra-se no homem o sentido do número. Esta faculdade lhe permite reconhecer que algo muda em uma pequena coleção (por exemplo, seus filhos, ou suas ovelhas) quando, sem seu conhecimento direto, um objeto tenha sido retirado ou acrescentado.

O sentido do número, em sua significação primitiva e no seu papel intuitivo, não se confunde com a capacidade de contar, que exige um fenômeno mental mais complicado. Se contar é um atributo exclusivamente humano, algumas espécies de animais parecem possuir um sentido rudimentar do número. Assim opinam, pelo menos, observadores competentes dos costumes dos animais. Muitos pássaros têm o sentido do número. Se um ninho contém quatro ovos, pode-se tirar um sem que nada ocorra, mas o pássaro provavelmente abandonará o ninho se faltarem dois ovos. De alguma forma inexplicável, ele pode distinguir dois de três.

O corvo assassinado


Um senhor feudal estava decidido a matar um corvo que tinha feito ninho na torre de seu castelo. Repetidas vezes tentou surpreender o pássaro, mas em vão: quando o homem se aproximava, o corvo voava de seu ninho, colocava-se vigilante no alto de uma árvore próxima, e só voltava à torre quando já estava vazia. Um dia, o senhor recorreu a um truque: dois homens entraram na torre, um ficou lá dentro e o outro saiu e se foi. O pássaro não se deixou enganar e, para voltar, esperou que o segundo homem tivesse saído. O estratagema foi repetido nos dias seguintes com dois, três e quatro homens, sempre sem êxito. Finalmente, cinco homens entraram na torre e depois saíram quatro, um atrás do outro, enquanto o quinto aprontava o trabuco à espera do corvo. Então o pássaro perdeu a conta e a vida.


As espécies zoológicas com sentido do número são muito poucas (nem mesmo incluem os monos e outros mamíferos). E a percepção de quantidade numérica nos animais é de tão limitado alcance que se pode desprezá-la. Contudo, também no homem isso é verdade. Na prática, quando o homem civilizado precisa distinguir um número ao qual não está habituado, usa conscientemente ou não – para ajudar seu sentido do número – artifícios tais como a comparação, o agrupamento ou a ação de contar. Essa última, especialmente, se tornou parte tão integrante de nossa estrutura mental que os testes sobre nossa percepção numérica direta resultaram decepcionantes. Essas provas concluem que o sentido visual direto do número possuído pelo homem civilizado raras vezes ultrapassa o número quatro, e que o sentido tátil é ainda mais limitado.


Limitações vêm de longe


Os estudos sobre os povos primitivos fornecem uma notável comprovação desses resultados. Os selvagens que não alcançaram ainda o grau de evolução suficiente para contar com os dedos estão quase completamente disprovidos de toda noção de número. Os habitantes da selva da África do Sul não possuem outras palavras numéricas além de um, dois e muitos, e ainda essas palavras estão desvinculadas que se pode duvidar que os indígenas lhes atribuam um sentido bem claro.


Realmente não há razões para crer que nossos remotos antepassados estivessem mais bem equipados, já que todas as linguagens européias apresentam traços destas antigas limitações: a palavra inglesa thrice, do mesmo modo que a palavra latina ter, possui dois sentidos: “três vezes” e “muito”. Há evidente conexão entre as palavras latinas tres (três) e trans (mais além). O mesmo acontece no francês: trois (três) e très (muito).


Como nasceu o conceito de número? Da experiência? Ou, ao contrário, a experiência serviu simplesmente para tornar explícito o que já existia em estado latente na mente do homem primitivo? Eis aqui um tema apaixonante para discussão filosófica.


Julgando o desenvolvimento dos nossos ancestrais pelo estado mental das tribos selvagens atuais, é impossível deixar de concluir que sua iniciação matemática foi extremamente modesta. Um sentido rudimentar de número, de alcance não maior que o de certos pássaros, foi o núcleo do qual nasceu nossa concepção de número. Reduzido à percepção direta do número, o homem não teria avançado mais que o corvo assassinado pelo senhor feudal. Todavia, através de uma série de circunstâncias, o homem aprendeu a completar sua percepção limitada de número com um artifício que estava destinado a exercer influência extraordinária em sua vida futura. Esse artifício é a operação de contar, e é a ele que devemos o progresso da humanidade.

Por hoje é só aguadem o próximo capítulo da história dos números

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Matemática Maluca

Isso é para quem diz que a matemática é sem graça. Vejam essas misturas malucas que encontrei na net e se divirtam de montão.

Não esqueçam de deixar o seu comentário e se ligue no CHAT, pois a partir da próxima semana vai valer prêmios.

Titio Kalvinho

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Lista de Exercícios - 69 questões de porcentagem com gabarito

Nova lista de porcentagens com 69 questões já com gabaritos. Aproveitem ela em toda sua totalidade e qualquer dúvida é só me perguntar. Deixe um recado no BOCA NO BLOG que assim que eu puder irei responder a todos. Valeu e até a próxima lista.

IPC: O link é o título da postagem

TITIO KALVINHO


segunda-feira, 31 de maio de 2010

Olimpíadas de Matemática

   

     Aconteceu no dia 26 de Março de 2010 a 1ª OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA do Colégio São Jerônimo, na sua primeira fase. Estamos chegando agora na segunda fase deste evento. Por isso, tá ai pra vocês uma coletânea de várias provas de olimpíadas já realizadas em todo Brasil.
     Todas as questões já estão com gabaritos e comentadas, agora é só estudar.
     Um material excelente para o seu estudo e consequentemente para o seu crescimento. Aproveitem !!!!


Titio Kalvinho

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Divisão de Polinômios




Boa Noite galera !!!!


A pedido do professor Erico estou colocando uma lista com 20 ótimas questões sobre DIVISÃO DE POLINÔMIOS. Aproveitem e qualquer dúvida, deixem um recado no mural de recados.

Ops: Sem esquecer que a senha do arquivo é "titiokalvinho" tudo junto e com letras minúsculas.


Titio Kalvinho.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Escolha o seu Perfil !!!!!!!!!!!

Boa noite bobinhos !!! 
Tá ai como prometido o perfil de cada curso técnico oferecido pelo IFAL. Lembre-se que a escolha é sua. Peça direção a Papai do céu e se prepare com responsabilidade irei ajudar vocês no que for preciso. 
Até mais !!!
Titio Kalvinho 

 PERFIL DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA (MÉDIO INTEGRADO)

Desenvolve programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação. Utiliza ambientes de desenvolvimentos de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados. Realiza testes de software, mantendo registro que possibilitem análises e refinamento dos resultados. Executa manutenção de programas de computadores implantados. Possibilidades de temas a serem abordados na formação Lógica e linguagens de programação. Sistemas operacionais. Hardware. Interpretação de especificações de sistemas computacionais. Banco de dados. Possibilidades de atuação Instituições públicas, privadas e do terceiro setor que demandem sistemas computacionais, especialmente envolvendo programação de computadores.

Carga horária:
1200 horas





 PERFIL DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA (MÉDIO INTEGRADO)

  Esse profissional será capaz de: Analisar a situação técnica, econômica e social da região, identificando as atividades peculiares da área a serem implementadas; Organizar e monitorar; a exploração e manejo do solo de acordo com suas características; as alternativas de otimização dos fatores climáticos e seus efeitos no crescimento e desenvolvimento das plantas e dos animais; a propagação em cultivos abertos ou protegidos, em viveiros e em casas de vegetação; a obtenção e o preparo da produção animal; o processo de aquisição, preparo, conservação e armazenamento da matéria prima e dos produtos agro-industriais; os programas de nutrição e manejo alimentar em projetos zootécnicos; Identificar os processos simbióticos, de absorção, de translocação e os efeitos alelopáticos entre o solo e planta, planejando ações referentes aos tratos das culturas; Selecionar e aplicar métodos de erradicação e controle de pragas, doenças e plantas daninhas,responsabilizando-se pela emissão de receitas de produtos agrotóxicos; Planejar e acompanhar a colheita e a pós-colheita; Identificar as principais pragas e doenças da plantas cultivadas, indicando mecanismos de interferência; Identificar as principais doenças dos animais domésticos, indicando mecanismos de interferência; Aplicar métodos e programas de reprodução animal e melhoramento genético; Elaborar, aplicar e monitorar programas profiláticos, higiênicos e sanitários na produção vegetal, animal e agro-industrial; Implantar e gerenciar misturas de controle de qualidade na produção agropecuária; Identificar e aplicar técnicas mercadológicas para a distribuição e a comercialização de produtos; Identificar e aplicar inovações nos processos de montagem, monitoramento e gestão do empreendimento agrícola, pecuário, e agroindustrial; Identificar as principais doenças dos animais domésticos, indicando mecanismos de interferência; Elaborar relatórios e projetos topográficos e Elaborar projetos agropecuários e agroindustriais de incorporação de novas tecnologias.



Carga horária:
3.605 horas

 
PERFIL DO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES (MÉDIO INTEGRADO)

O Técnico em Edificações é um profissional cuja atuação será voltada a todas as atividades que interfiram no planejamento, na execução, na manutenção, na reforma, na recuperação e no projeto das edificações. Ao final do curso estará apto a: Executar trabalhos e serviços técnicos projetados e dirigidos por profissionais de nível superior; Operar ou utilizar equipamentos, instalações e materiais; Fazer locação de projetos; Coordenar e conduzir equipes de instalação, execução e manutenção de obras; Coletar amostras de materiais para execução e fiscalização de ensaios laboratoriais; Treinar equipes de execução de obras e serviços técnicos; Fazer levantamentos topográficos, manutenção e recuperação das edificações; Elaborar, interpretar e desenvolver desenhos de projetos; Fazer orçamentos de materiais, equipamentos e mão-de-obra; Fiscalizar obras, acompanhando e controlando os cronogramas; Assegurar a execução correta dos projetos arquitetônicos, estruturais, hidráulicos e elétricos.
Área de atuação
Empresas públicas e privadas de construção civil. Escritórios de projetos e de construção civil. Canteiros de obras.


PERFIL DO CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA (MÉDIO INTEGRADO)

Desenvolver e elaborar projetos elétricos, atividades de planejamento, atividades na área comercial, controle e execução de manutenção, bem como execução de projetos e montagens de instalações elétricas prediais, de sistemas industriais e distribuição de energia elétrica em alta e baixa tensão.
Área de atuação
Área elétrica de empresas e indústrias como: sucro-alcooleiras, siderúrgicas, petroquímicas, construção civil e de projetos, concessionárias de energia elétrica, comércio e área de ensino técnico.

PERFIL DO CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA (MÉDIO INTEGRADO)

Atua no planejamento, coordenação, operação e controle dos processos industriais e equipamentos nos processos produtivos. Planeja e coordena os processos laboratoriais. Realiza amostragens, análises químicas, físico-químicas e microbiológicas. Realiza vendas e assistência técnica na aplicação de equipamentos e produtos químicos. Participa no desenvolvimento de produtos e validação de métodos. Atua com responsabilidade ambiental e em conformidade com as normas técnicas, as normas de qualidade e de boas práticas de manufatura e de segurança.
Possibilidades de temas a serem abordados na formação
Química. Análises físico-químicas e microbiológicas. Processos industriais. Boas práticas de laboratório e de fabricação. Metrologia química. Técnicas de amostragem. Gestão ambiental.

Possibilidades de atuação
Indústrias. Empresas de comercialização e assistência técnica. Laboratórios de ensino, de calibração, de análise e controle de qualidade e ambiental. Entidades de certificação de produtos. Tratamento de águas e de efluentes.

PERFIL DO CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA (MÉDIO INTEGRADO)

O Técnico em Mecânica estará habilitado a atuar na área industrial, com competência para desenvolver atividades de instalação, operação, planejamento e manutenção de ativos industriais, atuando em grupo ou individualmente, empregando conhecimentos tecnológicos, técnicas gerenciais, atendendo aos planos de trabalho, elaborando e utilizando planilhas de custos, seguindo normas técnicas, ambientais, de qualidade, saúde e segurança, procedimentos industriais e metas de empresa.
Possibilidades de temas a serem abordados na formação
Desenho técnico. Projetos mecânicos. Materiais. Medição. Processos de fabricação. Componentes de máquinas. Sistemas hidráulicos e pneumáticos. Comando numérico computadorizado (CNC). Projeto e manufatura assistidos por computador (CAD/CAM). Máquinas térmicas. Manutenção e instalação de equipamentos.
Possibilidades de atuação
Indústrias. Fábricas de máquinas, equipamentos e componentes mecânicos. Laboratórios de controle de qualidade, de manutenção e pesquisa. Prestadoras de serviço.


PERFIL DO CURSO TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO (MÉDIO INTEGRADO)

Orienta, assiste e conduz pessoas ou grupos durante traslados, passeios, visitas, viagens, com ética profissional e respeito ao ambiente, à cultura e à legislação. Informa sobre aspectos socioculturais, históricos, ambientais, geográficos e outros de interesse do turista. Apresenta ao visitante opções de roteiros e itinerários turísticos disponíveis e quando for o caso os concebe considerando as expectativas e ou necessidades do visitante. Utiliza instrumentos de comunicação, localização, técnicas de condução, de interpretação ambiental e cultural.
Possibilidades de temas a serem abordados na formação
Geografia. Cartografia. Legislação. História e museologia. Sistemas de informação. Artes e cultura. Transporte e hospedagem. Guiamento no contexto regional e nacional.
Área de atuação
Agências de viagem e operadoras, organismos turísticos públicos ou privados e de forma autônoma.

PERFIL DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE (MÉDIO INTEGRADO)

Coleta, armazena e interpreta informações, dados e documentações ambientais. Colabora na elaboração de laudos, relatórios e estudos ambientais. Auxilia na elaboração, acompanhamento e execução de sistemas de gestão ambiental. Atua na organização de programas de educação ambiental, de conservação e preservação de recursos naturais, de redução, reuso e reciclagem. Identifica as intervenções ambientais, analisa suas conseqüências e operacionaliza a execução de ações para preservação, conservação, otimização, minimização e remediação dos seus efeitos.
Possibilidades de temas a serem abordados na formação
Legislação e políticas ambientais. Gestão e educação ambiental. Ecossistemas. Impactos ambientais. Poluição ambiental. Desenvolvimento e tecnologias sustentáveis. Processos produtivos. Saúde coletiva.
Área de atuação
Instituições públicas e privadas, além do terceiro setor. Estações de tratamento de resíduos. Unidades de conservação ambiental.

FONTE: www.cefet-al.br

Concorrência do Exame de Seleção do IFAL (CEFET-AL) do ano passado.

EXAME DE SELEÇÃO 2010
QUADRO DE CONCORRÊNCIA
Campus Maceió
Cursos do Ensino Técnico Profissionalizando Integrado ao Médio


Campus Marechal Deodoro
Cursos do Ensino Técnico Profissionalizando Integrado ao Médio


Campus Palmeira dos Índios
Cursos do Ensino Técnico Profissionalizando Integrado ao Médio


Campus Satuba
Cursos do Ensino Técnico Profissionalizando Integrado ao Médio
Lembrando mais uma vez que essa concorrência é referente ao Exame de Seleção do ano passado, visto que as inscrições para este ano não começaram ainda. Quando começar o período de inscrição darei todas as informações necessarias para vocês.

Valeu bobinhos !!!!
Titio Kalvinho

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Pérolas dos Alunos

Eithaaaa !!!!

Mais uma da série: "Não me matem de vergonha" ...

Alunos, alunos meus, peço a Deus todos os dias que vocês não façam isso ai ... Mas que, na verdade, é engraçado, isso sem dúvidas.

 Não teria graça se fosse tão fácil assim ...




Essa resposta é muito boa, e na minha opinião ele esta certo. A questão que não foi elaborada como deveria.


Essa é "abiscoitamento" ...


Eitha lêle !!!!!!

Teria algum sentido se fosse inglês.

É um jumento mesmo ...


Então galera espero que tenham gostado. Qualquer pequena idéia ou mesmo uma grande bobagem podem me mandar que colocarei aqui pra vocês.

Abraços e muitos cálculos pra vc's !!!

sábado, 15 de maio de 2010

107 Questões de Regra de Três Simples e Compostas com gabarito




Boa tarde pessoal, olha ai a lista sobre regra de três. Qualquer dúvida, tiramos em sala de aula ou então on-line pelo msn "alison_fidelis@hotmail.com" é só add.

A senha desta lista é "titiokalvinho"

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Lista de Exercícios - Equação do 2º grau


Olá galera!!!, tá ai a lista de exercícios sobre EQUAÇÕES DO 2º GRAU.

Não deixem de resolver. O gabarito coloco aqui na próxima terça-feira.

Valeu bobinho e até a próxima !!!!!
________________________________________________________

I.P.C. - O link é o titulo tá, naum me matem de vergonha. Valeu !!!!